alert-erroralert-infoalert-successalert-warningbroken-imagecheckmarkcontact-emailcontact-phonecustomizationforbiddenlockedpersonalisation-flagpersonalizationrating-activerating-inactivesize-guidetooltipusp-checkmarkIcons/Communication/USP/Cash-deliveryIcons/Communication/USP/Delivery-eveningIcons/Communication/USP/Delivery-same-dayIcons/Communication/USP/Delivery-storeusp-deliveryIcons/Communication/USP/Exchangeusp-free-returnsIcons/Communication/USP/Gift-cardIcons/Communication/USP/KlarnaIcons/Communication/USP/Salearrow-backarrow-downarrow-left-longarrow-leftarrow-right-longarrow-rightarrow-upbag-activebag-inactivecalendar-activecalendar-inactivechatcheckbox-checkmarkcheckmark-fullclipboardclosecross-smalldownloaddropdowneditexpandhamburgerhide-activehide-inactivelocate-targetlockminusnotification-activenotification-inactivepause-shadowpausepin-smallpinplay-shadowplayplusprofilereloadsearchsharewishlist-activewishlist-inactivezoom-outzoomfacebookgoogleinstagram-filledinstagrammessenger-blackmessenger-colorpinterestruntastictiktok-defaulttiktoktwittervkwhatsappyahooyoutube
adidas
adidas / novembro 2020

FUTURECRAFT.STRUNG

Explorando novos limites: descobre a inovação têxtil que revoluciona a forma como criamos calçado.

Por Fionn Corcoran-Tadd , Benjamin Kleiman, Clemens Dyckmans, Ian Hennebery.

REVOLUÇÃO DE MATERIAIS

Enquanto empresa, buscamos sempre o melhor em termos de desempenho de calçado. Para o conseguirmos, temos de tirar o máximo partido dos nossos materiais. Gostamos de falar sobre os nossos produtos que "servem silenciosamente" o atleta - melhorando o desempenho sem costuras e, neste caso, tirando proveito de cada linha para que possam focar-se apenas no seu desporto. 

Foi por isso que desenvolvemos STRUNG. O novo e revolucionário processo de fabricação para têxteis torna possível determinar o posicionamento e a qualidade de cada fio individual com base nos dados do atleta. Podemos construir e testar diferentes estruturas no software antes de enviar o design escolhido para o robô STRUNG, que coloca cada fio num único compósito com zonas e propriedades de desempenho específicas. Após dois anos de desenvolvimento interno da adidas, decidimos acelerar este processo iniciando uma colaboração a longo prazo com Kram/Weisshaar, um estúdio de design digital pioneiro. O resultado é um topo leve e ajustado com precisão para maior suporte, flexibilidade e respirabilidade - tudo numa única peça de material. 

CONCEITO POSTO À PROVA

FUTURECRAFT.STRUNG é o primeiro conceito de produto criado para exemplificar as capacidades do STRUNG - o primeiro calçado da indústria projetado inteiramente a partir de dados para um perfil específico de corredor. O primeiro sapato STRUNG vai concentrar-se num perfil de corrida diferente, com lançamento previsto para o início de 2022. O conceito de sapato foi criado para proporcionar uma nova sensação e experiência de corrida de curta distância. Dois corredores da adidas foram identificados como especialistas num determinado tipo de corrida e proporcionaram captação de movimentos e feedback contínuo para apoiar o desenvolvimento. 

O topo STRUNG proporciona um ajuste leve e sem costuras ao pé, desenhado com uma quantidade mínima de material. O ajuste e o apoio de precisão fixam o calcanhar para evitar a derrapagem, através de fios vermelhos mais fortes nesta área, no entrepé e na biqueira. Por outro lado, o antepé é flexível com fios amarelos mais suaves. A entressola apresenta o nosso design ADIDAS 4D mais radical até à data - com um novo formato para corredores que avançam no piso com a biqueira do pé. A construção do calcanhar foi minimizada para remover peso e a sola de borracha especificamente moldada para ajudar aumentar a aderência nas corridas rápidas. 

SHOT_3

O FUTURO

STRUNG tem o potencial de transformar a colaboração entre atletas, designers, engenheiros e cientistas desportivos. O destino final é que seja uma plataforma de diferentes categorias e que sirva vários desportos - começámos com o running, mas é apenas o início. O mais emocionante é que ainda estamos no começo do desenvolvimento desta tecnologia. Os testes de protótipos vão ser fundamentais para o que fazemos a seguir, mas mais importante do que isso é a trajetória dos consumidores e atletas - o que é que eles querem a seguir e como é que as suas necessidades estão a mudar? 

A tecnologia pode alcançar coisas maravilhosas, mas isso só será possível em colaboração com o comportamento humano. É esta abordagem aberta que nos tem guiado até agora na jornada STRUNG, na qual acreditamos e que nos ajudará no caminho a percorrer.

STRUNG desenvolve-se numa equipa adidas multifunciona Andrea Nieto, Fionn Corcoran-Tadd e Matteo Padovani (design), Benjamin Kleiman, Elise Hall e Thomas Feix (engenharia), Clemens Dyckmans, James Tarrier e Nicholas Groeneweg (criação de tecnologia), Ian Hennebery, Fano Razafindrakoto, Reuben Bligh, Korbinian Berner (desenvolvimento de calçado), Tom Elvidge (Ciência Desportiva), Grace Chang (materiais), Steve Brimble (gestão de inovação), Miriam Eirich (custos), Christoph Walter (testes), Mario Pörner (tech), Clemens Weisshaar e Reed Kram (Kram/Weisshaar).

SHOT_5

adidas / novembro 2020
Tags