alert-erroralert-infoalert-successalert-warningbroken-imagecheckmarkcontact-emailcontact-phonecustomizationforbiddenlockedpersonalisation-flagpersonalizationrating-activerating-inactivesize-guidetooltipusp-checkmarkusp-delivery-cashusp-delivery-delayusp-delivery-eveningusp-delivery-same-dayusp-delivery-storeusp-deliveryusp-exchangeusp-free-returnsusp-gift-cardusp-klarnausp-salearrow-backarrow-downarrow-left-longarrow-leftarrow-right-longarrow-rightarrow-upbag-activebag-inactivecalendar-activecalendar-inactivechatcheckbox-checkmarkcheckmark-fullclipboardclosecross-smalldownloaddropdowneditexternal-linkfilterfullscreenhamburgerhd-filledhd-outlinehide-activehide-inactivelocate-targetlockminusnotification-activenotification-inactivepause-outlinepin-smallpinplay-filledplay-outlineplusprofilereloadsd-filledsd-outlinesearchsharesound-off-filledsound-off-outlinesound-on-filledsound-on-outlinesubtitles-cc-filledsubtitles-cc-outlinesubtitles-filledsubtitles-outlinewishlist-activewishlist-inactivezoom-outzoomfacebookgoogleinstagram-filledinstagrammessengerpinterestruntastictiktok-defaulttiktoktwittervkwhatsappyahooyoutube
adidas / maio 2023

Deixa o amor ser o teu legado

O amor pela igualdade é o amor pelo jogo

Os atletas LGBTQIA+ são constantemente desafiados, apenas para fazer o que amam. Para eles, fazer desporto não é apenas um jogo, é uma batalha durante toda a vida. É mais do que lutar pelo que amam, é lutar por quem amam.

Na adidas, acreditamos que, através do desporto temos o poder de mudar vidas e se há algo mais poderoso do que o desporto, é o amor. Amor pelo jogo. Amor por nós mesmos. Amor pelas pessoas que amamos.

Como parte da nossa crença inabalável de que o amor nos une, fizemos uma parceria com o designer sul-africano Rich Mnisi para criar a coleção Pride deste ano. Guiada por uma carta de amor que Rich escreveu ao seu eu mais jovem, a coleção de produtos inspira-se na frase "Deixa o amor ser o teu legado" e incorpora uma ambição partilhada de encorajar a aliança e a expressão sem preconceitos, em todos os espaços do desporto e da cultura.

Rich Mnisi em pose contra um oceano azul-claro como imagem de fundo, com uma blusa preta e branca da coleção adidas x Rich Mnisi Pride Collection.


Este é o momento em que nos damos valor
e ajudamos outros a fazerem o mesmo.

Esta é a hora de fazer uniões, amar e ser amado
pela família e pela comunidade.

Este é o dia de amar — de forma desenfreada e sem filtros,
sem vergonha — e de nunca olhar para trás.


DEIXA O AMOR SER O TEU LEGADO

Rich Mnisi
Designer da coleção






Falando sobre a inspiração por detrás da coleção, Rich diz: "Senti um impulso forte de falar com a minha criança interior e expressar ao mundo como a aliança LGBTQIA+ pode criar um legado de amor. Unir estes temas através da minha própria linguagem visual e do desempenho icónico da adidas e das suas peças de lifestyle, é uma coisa muito poderosa. Espero que esta gama inspire os aliados do movimento LGBTQIA+ a erguerem a sua voz para falarem mais sobre as pessoas queer que amam e não os deixarem a lutar sozinhos pela aceitação."

E foi exatamente isso que fizeram. Os parceiros da adidas Tom Daley, Jari Jones e Athlete Ally, juntaram-se a Rich Mnisi na escrita de "cartas de amor" para o mundo, apelando à autoaceitação radical e ao apoio das comunidades mais alargadas da cultura e do desporto.


Uma carta de amor ao desporto por Tom Daley.

Tom Daley é medalhista de ouro Olímpico abertamente gay. A sua luta pela igualdade de direitos no desporto é uma prática diária captada numa "carta de amor" a toda a gente, independentemente do seu contexto ou orientação sexual, ou do campo ou piscina em que se encontrem.

Tom Daley em pose numa grande pedra a olhar para um céu e oceano azuis intermináveis, com peças da adidas x Rich Mnisi Pride Collection.

QUERIDO DESPORTO,

És um espaço para todos. Independentemente de quem sejam ou de onde venham. Independentemente da sua orientação sexual, identidade de género, ou do que quer que seja.  Todos os atletas devem ser livres para amar quem quiserem  e, mais importante, de serem verdadeiros para com a sua identidade.

Já há tanto ódio no mundo, a dizer o que as pessoas podem e não podem fazer em determinados níveis e em determinados espaços. Os campos e as piscinas devem ser lugares seguros, lugares para jogar livremente.

Mas livremente não significa que tenha de ser uma competição fácil. Somos ferozes. Somos duros. Esforçamo-nos a sério. E amamos radicalmente. Desporto, sempre que conseguires, sempre que conseguirmos, deixemos bem claro que todos são bem-vindos. Deixemos bem claro que todos são bonitos, válidos e suficientes à sua maneira. E quer queiras estar envolvido no desporto para ganhar, ou pelo aspeto social, ou ainda apenas para mexeres o corpo, há um espaço para toda a gente a todos os níveis.

DEIXA O AMOR SER O TEU LEGADO

Tom Daley
Mergulhador olímpico


Uma carta de amor ao mundo por Jari Jones.

Jari Jones é criadora, atriz e trans-ativista. O seu trabalho é capacitar e animar, porque o amor não deve ter limites.

Jari Jones em pose numa grande pedra a olhar para um oceano e céu azuis intermináveis, com peças da adidas x Rich Mnisi Pride Collection.


QUERIDO MUNDO,

O legado que adoraria deixar é o do amor espontâneo. O amor sem fronteiras, que surge porque o vento sopra ou porque é segunda-feira ou simplesmente porque me apetece amar alguém. O tipo de amor que dou à minha comunidade, aos meus amigos, à família que escolhi e que retiro do nada. Que simplesmente existe para lhes dar a eles Para oferecer a mim mesma.

É o amor que dá carne aos ossos, vida ao corpo, ar aos pulmões. O amor que a sociedade nunca quis que experimentássemos. Esperam que nós, enquanto pessoas queer, pessoas gordas, corpos marginalizados, nos amemos ou mostremos amor apenas quando a tragédia acontece, quando as dificuldades estão presentes, para combater o ódio, o amor nascido de um espaço negativo.  Mas eu quero mudar isso, quero encontrar uma forma de amar radicalmente, de amar ferozmente sem gratidão, de amar de uma forma que não venha de um lugar estruturado ou óbvio. Quero que o meu legado de amor seja oposto à forma como a sociedade nos disse sempre para se amar as pessoas como nós.

E se o amor simplesmente acontecesse? E se o recebêssemos por nenhum motivo? E se decidíssemos amar só porque sim?

DEIXA O AMOR SER O TEU LEGADO

Jari Jones
Atriz, criadora, ativista


Uma carta de amor aos aliados.

A nossa parceira de longa data Athlete Ally é uma organização focada em acabar com a homofobia e a transfobia no desporto. A organização sem fins lucrativos trabalha para tornar as comunidades atléticas mais inclusivas e menos discriminatórias ajudando os atletas a defender a igualdade na comunidade LGBTQ+.

Querido futuro aliado,

Ainda não o sabes, mas a tua vida mudará para sempre no momento em que perceberes que a tua voz é importante.

Todos os dias, ouves os colegas de equipa a rir nos balneários enquanto se provocam com insinuações anti-gay. Talvez nunca tenham parado para pensar quem alguém da equipa possa estar no armário, ou possa ter um amigo próximo ou um familiar que seja membro da comunidade LGBTQI+. Talvez, como tu, estejam à espera que outra pessoa erga a sua voz.

Que hoje seja o dia em que lhes dizes que o desporto pode e deve ser um lugar seguro para todos. Que temos um papel no ato de assegurar que todos os atletas e fãs se sintam bem-vindos e incluídos na participação do desporto que amam. Que hoje seja o dia em que nos abrimos como aliados.

DEIXA O AMOR SER O TEU LEGADO

Athlete Ally


Qual será o teu legado?

Agora é a tua vez. Está na altura de deixar o amor ser o teu legado e de escrever uma carta de amor ao desporto, à pessoa que te apoiou, ao bully que te fez sentir incompreendido(a), à pessoa que amas, ao mundo como um todo. Escreve uma carta a quem te quiseres expressar. Vamos agarrar na caneta e ajudar a tornar o mundo do desporto mais inclusivo e acolhedor, deixando-o um lugar melhor para atuais e futuros atletas.

Porque um jogo que é justo não é simplesmente um jogo que segue as regras, mas sim um jogo que respeita e acolhe todos os atletas, por quem sejam e por quem amam. O amor pela igualdade é o amor pelo jogo, e é assim que vamos ganhar, juntos.

A coleção adidas x RICH MNISI fica disponível no dia 15 de maio no website da adidas

adidas / maio 2023
Tags