MINDFUL RUNNING: COMO O RUNNING PODE MELHORAR A SAÚDE MENTAL

Inspira. Expira. Todos temos momentos em que precisamos de regularizar a pulsação; agora, mais do que nunca. Um momento para nos abstrairmos e recuperarmos o fôlego. Lidar com a pressão diária — seja nas nossas carreiras, vida familiar, amigos, redes sociais, saúde, etc. — requer mais força mental do que nunca.

Não somos nós quem o diz. De acordo com o Fórum Económico Mundial, estudos demonstram que os problemas de saúde mental são a principal causa de graves problemas de saúde a nível mundial¹, e o stress parece ser uma das causas em destaque. Em 2017, a Fundação da Saúde Mental britânica reportou que três em cada quatro britânicos não conseguiam lidar com o stress² e a Associação de Psicologia Americana reportou que a mesma quantidade de americanos admitiram ter-se sentido stressados no mês anterior³.

Portanto, o que é que podemos fazer em relação a isso? Algumas pessoas já têm as suas próprias formas de lidar com o stress, e há cada vez mais pessoas a seguir a via do running. E não é só por causa dos benefícios físicos, é principalmente pela plenitude mental (mindfulness). A crença é de que o running pode ajudar a limpar a mente, lidar com o stress e melhorar a saúde mental geral. Nós chamamos-lhe "Correr para desacelerar". Ao prestarmos atenção à nossa respiração, aos nossos pensamentos e a nós próprios enquanto corremos, conseguimos desligar-nos e recuperar a força mental de que precisamos para o dia que nos espera. Além dos benefícios em termos de saúde mental, a neurocientista Wendy Suziki afirma que o running estimula o desenvolvimento de novas células cerebrais, o que pode melhorar a criatividade⁴, cada vez mais necessária na sociedade atual.

Ainda não tens dúvidas? Continua a ler para veres como podes Correr para desacelerar.


O QUE É O MINDFUL RUNNING?

A maioria das pessoas parece pensar que o mindfulness é algo que só se atinge num estúdio de ioga, através de meditação ou pedras calmantes. Mas, se já praticas running há algum tempo, já tomaste consciência do contributo do running para o teu bem-estar mental.

Christian Straka, coach dos adidas Runners de L.A., passou a última década a ensinar a integração das competências de mindfulness no desporto. E tem o seguinte a dizer sobre o mindful running: "Os benefícios mentais do running são vastos e individuais. Vão desde experiências pessoais em que as pessoas descrevem como o running mudou as suas vidas — seja permitindo-lhes reconectarem-se com os seus corpos, tornando-os pessoas mais felizes, ou acalmando a sua mente — a estudos científicos que demonstram que o running diminui os sintomas de depressão, melhora as competências de aprendizagem, aguça a memória, protege o cérebro contra o envelhecimento, entre muitos outros benefícios."

O mindful running centra-se na ideia de nos reconectarmos connosco próprios e com o mundo que nos rodeia, sem nos distrairmos. É o desligar do stress e da pressão e permitirmo-nos estarmos presentes no momento. Seja através da concentração na nossa respiração, dos pés a bater no piso, ou no vento no rosto. É treinarmos a nossa mente para se reiniciar e recarregar para podermos ser a nossa melhor e mais criativa versão de nós mesmos, não apenas na nossa corrida, mas também além dela.

Para Correr para desacelerar, é preciso desligarmo-nos do que aconteceu ontem e do que vai acontecer amanhã, e concentramo-nos no agora para podermos terminar mais fortes.


OS TRÊS PRINCÍPIOS

O mindful running pode ser definido por três competências que apelidámos de Três princípios: Concentração, Clareza e Tranquilidade. Ao desenvolver estas competências, conseguimos transformar aquela corrida de 5 ou 10 quilómetros, ou a volta rápida ao quarteirão, na nossa própria forma de meditação.

        CONCENTRAÇÃO: Prestarmos atenção a nós próprios ou ao mundo que nos rodeia. 

        CLAREZA:                 A capacidade de absorver em tempo real o que estamos a experienciar no momento. 

        TRANQUILIDADE:             Estarmos abertos a qualquer sensação, seja boa ou má, e relaxar.


HISTÓRIAS "CORRER PARA DESACELERAR"

As comunidades adidas Runners de todo o mundo já usam estes três princípios e outras técnicas de mindfulness para se reconectarem nas suas corridas.

A anfitriã dos Brooklyn Nets, instrutora da Peloton e embaixadora global da adidas, Ally Love usa o mindful running como uma pausa na sua agenda preenchida e para impulsionar a sua criatividade: "Acho que a saturação ocorre naturalmente. Para mim, correr era um escape. Era o lugar para onde fugia, mas onde também podia estar presente. Estou a fazer algo que cansa o meu corpo e a minha mente para me levar a um sítio onde o stress desaparece, de tal forma que, quando termino, parece que me tiraram um peso dos ombros para dar espaço para algo extremamente criativo."

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A Ally não é a única. Depois de se ver obrigada a abandonar os seus sonhos de ser atleta profissional, Samantha D'Souza, dos adidas Runners Los Angeles, voltou-se para o running: "Quando corria, sentia-me realmente conectada com o meu ambiente. Consigo sentir tudo no meu corpo. Ouço a minha mente com clareza. Dá-me uma sensação de libertação para me voltar a ligar com tudo ao meu redor."

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COMO PODES CORRER PARA DESACELERAR

Manter o foco nos dias preenchidos de hoje é mais fácil de dizer do que fazer. Embora seja difícil no início, quanto mais praticas, mais melhoras. Continua e brevemente conseguirás transformar a tua corrida no teu retiro espiritual pessoal. Algumas dicas para te manteres presente durante as tuas corridas:

1. COMEÇA DEVAGAR

Começa com um ritmo fácil. Não tenhas pressa. Deixa o teu corpo entrar no ritmo. Quando menos te concentrares no desempenho, mais te consegues concentrar em ti.

2. CONCENTRA-TE NOS TEUS PÉS

Sente a sensação dos pés a tocarem no chão. Presta atenção a essa sensação. É com suavidade ou agressividade? Tenta dar passadas suaves e deixa os pés guiarem-te na tua viagem para a desaceleração mental.

3. ABSORVE O QUE TE RODEIA

Ouve os sons que te rodeiam, sente o vento no rosto, toma consciência dos diferentes cheiros e sensações. Podes nunca te ter apercebido deles antes.

4. PRESTA ATENÇÃO À DOR OU AO DESCONFORTO

Nem todas as sensações são boas. Mas não há problema. Presta atenção à parte do teu corpo que está a causar a dor ou o desconforto. Se fores um corredor experiente, podes conseguir ultrapassá-la. Se for uma lesão ou distensão, vai com calma.

5. EFEITO DURADOURO

Quando a corrida acaba, reflete sobre tudo o que estás a sentir. Presta atenção ao teu corpo. Os teus ombros, os teus braços, as tuas pernas. Seguramente, deves sentir a descontração. Se não for desta vez, para a próxima. Continua a trabalhar e vais lá chegar.

Queres tentar? Junta-te a um dos coaches da comunidade adidas Runners, Ameerah Omar ou Christian Straka, para uma corrida de mindfulness orientado, exclusivamente na aplicação adidas Running. As corridas orientadas educam-te sobre como Correr para desacelerar recorrendo aos três princípios: Concentração, Clareza e Tranquilidade. Ao orientar-te através de uma série de técnicas, como exercícios de respiração e consciencialização para as sensações, podes começar a tua corrida para desacelerar.

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Num esforço para facilitar as corridas de mindfulness, esta coleção de calçado e têxtil foi concebida especificamente para permitir que corras sem distrações. Ao utilizar materiais leves, podes correr sem a distração do peso do equipamento e concentrar-te exclusivamente em ti e na tua plenitude mental. Entre estes produtos, os sapatos de running FOCUSBBREATHEIN foram feitos para máximo conforto, apoiando os teus pés no contacto com o solo e orientando-te para a descontração no running.

O mindfulness também vai além da corrida e, nos dias mais preenchidos, quando a agenda não te deixa espaço para uma corrida dedicada, uns meros 10 minutos de foco no mindfulness podem ajudar-te a retemperar as energias. Para este simples, mas poderoso, truque, podes encontrar exercícios fáceis de meditação para mindfulness nos Cantos de Mindset dedicados nas lojas oficiais da adidas, assim como no Spotify para te ajudarem a desacelerar onde quer que vás.

Toda a gente tem histórias diferentes, mas a única forma de lidar com o stress é reconhecer a sua existência. Usa o que aprendeste e põe-no em prática. Usa continuamente a técnica dos três princípios para te ajudar a limpar a mente e manter o foco.

Às vezes, o primeiro passo é também o mais difícil. Mas, acredita que se fores e continuares, um pé à frente do outro, estarás no bom caminho para certo para desacelerar.



¹ Jezard, Adam. "Depression is the no. 1 cause of ill health and disability worldwide." World Economic Forum. 18 May 2018. Web.

² "Stressed nation: 74% of UK 'overwhelmed or unable to cope' at some point in the past year." Mental Health Foundation. 14 May 2018. Web.

³ Winerman, Lea. "By the numbers: Our stressed-out nation.", American Psychological Association, Vol 48, No. 11. December 2017. Web.

⁴ Loria, Kevin. "Exercise might be more than good for your brain — it could make you more creative as well." Business Insider. 4 Nov 2016. Web.

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